sexta-feira, 16 de maio de 2008




Dentro dos propósitos fundadores e estruturantes da Tertúlia Farense, cumpriu-se, mais uma iniciativa, a décima quarta, no restaurante Chalavar. A sessão contou com a presença de cerca de 30 pessoas que assistiram à intervenção de João Resende subordinada ao tema: Gentes de Faro.
Ao longo das duas horas reservadas à exposição do tema, e após um breve nota introdutória sobre a moeda corrente, o euro, o orador invocou a memória de personalidades ímpares na história da cidade.
Coelho de Melo e o episódio que protagonizou com o Marquês de Pombal, o Bispo D. Francisco Gomes do Avelar - a obra que realizou por todo o Algarve, a intervenção nas Invasões Francesas, e alguns aspectos da vida privada - , o Conselheiro Ferreira de Almeida, o Dr. Lázaro Doglioni e o Teatro Lethes, o Dr. Justino Cúmano, a família Bivar, José Maria Assis foram algumas das personalidades sobre as quais João Resende entendeu pronunciar-se.
No final da sessão Eduardo Brazão Gonçalves pediu a palavra para sensibilizar os presentes para uma realidade amarga. Samorrinha, um fotógrafo farense dos princípios do século xx, terá deixado à Câmara Municipal um espólio de cerca de 30 000 fotografias da cidade e das gentes de Faro. Por incapacidade da autarquia, para conservar e tratar esse documentos, as fotografias teriam sido enviadas para Lisboa. Eduardo Brazão Gonçalves teve a oportunidade de assistir, no Estoril, a uma exposição dedicada ao fotógrafo. A sua indignação prende-se com o facto de não haver em Faro qualquer possibilidade de aceder a essas fotografias.
Situação que se espera a autarquia venha a resolver.

Sem comentários: